domingo, 3 de agosto de 2008

Quase...

Ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, que me mata trazendo tudo que poderia ter sido e não foi. Quem quase ganhou ainda joga, quem quase passou ainda estuda, quem quase morreu está vivo, quem quase amou não amou. Basta pensar nas oportunidades que escaparam pelos dedos, nas chances que se perdem por medo, nas idéias que nunca sairão do papel por essa maldita mania de viver no outono. Pergunto-me, às vezes, o que nos leva a escolher uma vida morna; ou melhor não me pergunto, contesto. A resposta eu sei de cór, está estampada na distância e frieza dos sorrisos, na frouxidão dos abraços, na indiferença dos "Bom dia", quase que sussurrados. Sobra covardia e falta coragem até pra ser feliz. A paixão queima, o amor enlouquece, o desejo trai. Talvez esses fossem bons motivos para decidir entre a alegria e a dor, sentir o nada, mas não são. Se a virtude estivesse mesmo no meio termo, o mar não teria ondas, os dias seriam nublados e o arco-íris em tons de cinza. O nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Não é que fé mova montanhas, nem que todas as estrelas estejam ao alcance, para as coisas que não podem ser mudadas resta-nos somente paciência porém,preferir a derrota prévia à dúvida da vitória é desperdiçar a oportunidade de merecer. Pros erros há perdão; pros fracassos, chance; pros amores impossíveis, tempo. De nada adianta cercar um coração vazio ou economizar alma. Um romance cujo fim é instantâneo ou indolor não é romance. Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.

9 comentários:

Ana Paula Vieira disse...

uau amiga...
amei este texto
tb acho q o "quase" não deve existir, tu sabe mto bem q comigo é assim: ou td ou nd
ahauhauahuah

bjs e ateh amanhã
=D

Átila Siqueira. disse...

Bom, a primeira coisa que eu tenho que dizer-te, Bruna, é que o vosso texto é lindo, intenso, muito bem escrito.

Me lembra Eça de Queiroz, mais especificamente no seu texto que se chama: José Matias.

Seu texto é simplesmente intenso e profundo.

Mas me coloco agora a tecer um comentário com relação as idéias que expõe, pois penso eu que talvez a vida morna, o cinza, como tu disseste, as vezes é a melhor opção que se tem. E como diria Renato Russo: "a escuridão é pior que essa luz cinza".

As vezes viver uma vida morna pode ser melhor do que se aventurar em agruras que te levarão a morte. Eu pelo menos tenho me tornado muito niilista nos últimos tempos, e não tenho visto esperança em nada, e logo, a vida morna tem me parecido uma opção das mais inteligentes. Embora eu, outrora, tenha sim pensado também em sempre viver de extremos.

Mas sei lá, acho que a vida é uma grande loucura no final, e nem dá para saber direito o que é melhor ou o que é pior. Talvez dependa simplesmente da ocasião em que nos encontramos.

Um abraço,
Átila Siqueira.

PS: Meus parabéns pelo blog, que está ficando muito legal. Continue assim.

Camila :) disse...

*--------*
que texto mega profundo auhahuaahu xd
ameei mesmoo xd
http://imensidadx3.blogspot.com

Tatah Marley's Confissões disse...

Cara, que lindo! *-*
Detesto esse quase tbm..
quem quase vive já morreu.. é a mais pura beleza disso que tu escreveu..
Se for pra uma pessoa viver na base do 'quase' é preferivel que ela morra!
Pelo menos pra mim, seria..
adorei!
e some mais nao !
beeijo

O Profeta disse...

Ai quem me dera agitar o tempo
Atirar a mágoa à voragem da noite
Arrancar as raízes ao pensamento
Sentir a paz que uma lagoa acolhe


Boa férias


Mágico beijo

Kêco disse...

Olá!
Obrigado pela visita!Apareça SEMPRE por lá!!! Eu comentarei sempre aqui tbm,com certeza!!! Gostei do post! e nada de "quase". rs..
bjo

Kêco

Tatah Marley's Confissões disse...

Luto pelas vitimas da bomba DE hiroshima - 6 de agosto de 1973.

Camila :) disse...

postaa maais auhauhauha :)

http://imensidadx3.blogspot.com

Francine Esqueda disse...

Boa Noite!
Foi um imenso prazer descobrir este espaço! Adorei o clima e o estilo...
Que seu sucesso venha a curto, médio e longo prazo!
Parabéns! Com certeza voltarei!
Abraços